Investimento de 1,2 ME moderniza ressonância magnética no hospital de Viana do Castelo

9 de Março 2022

O hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, vai ser equipado com um novo aparelho de ressonância magnética, orçado em mais de 1,2 milhões de euros, e que vai começar a funcionar no verão, foi hoje divulgado.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), Franklim Ramos, explicou que o “novo equipamento, com 1,5 Tesla, substituirá o existente, com 0,4 Tesla, permitindo fazer todos os exames prescritos na ULSAM, nomeadamente os exames designados por alto campo”.

“Devido à tecnologia incorporada atualmente, aumentará a qualidade da imagem obtida, permitindo deste modo, aos clínicos, uma avaliação mais rápida, rigorosa e mais acertada da imagem”, destacou.

Orçado em 1,2 milhões de euros, mais IVA o aparelho foi adquirido por concurso público internacional, estando prevista a sua chegada a Viana do Castelo para o próximo dia 20.

No início de junho começará a ser instalando, prevendo-se para o final desse mês a conclusão dos trabalhos.

“O início do funcionamento deverá ocorrer entre em junho e julho”, estimou.

Na sua página oficial no Facebook, a ULSAM destaca que aquele equipamento é “um anseio conhecido da instituição e da população do Alto Minho”, cuja aquisição resultou de “um forte esforço do conselho de administração da ULSAM, com o apoio da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) e do Ministério da Saúde”.

O aparelho “topo de gama” vai permitir a realização “desde ressonâncias magnéticas de corpo, neurorradiologia, exames funcionais e biópsias por ressonância magnética, assim como todos os exames de imagiologia cardíaca”.

O “equipamento vai ser instalado na nova ala de imagiologia de ambulatório da ULSAM, área que aumentará a capacidade para conforto dos pacientes”, sendo que aquela intervenção contou com o apoio da Liga dos amigos do Hospital de Viana do Castelo.

A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.

Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, e serve uma população residente de 231.488 habitantes nos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

II Conferência RALS: Inês Morais Vilaça defende que “os projetos não são nossos” e apela a esforços conjuntos

No segundo dia da II Conferência de Literacia em Saúde, organizada pela Rede Académica de Literacia em Saúde (RALS) em Viana do Castelo, Inês Morais Vilaça, da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, sublinhou a necessidade de unir sinergias e evitar repetições, defendendo que a sustentabilidade dos projetos passa pela sua capacidade de replicação.

Bragança acolhe fórum regional dos Estados Gerais da Bioética organizado pela Ordem dos Farmacêuticos

A Ordem dos Farmacêuticos organiza esta terça-feira, 11 de novembro, em Bragança, um fórum regional no âmbito dos Estados Gerais da Bioética. A sessão, que decorrerá na ESTIG, contará com a presença do Bastonário Helder Mota Filipe e integra um esforço nacional do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida para reforçar o diálogo com a sociedade e os profissionais, recolhendo contributos para uma eventual revisão do seu regime jurídico e refletindo sobre o seu papel no contexto tecnológico e social contemporâneo.

II Conferência RALS: Daniel Gonçalves defende que “o palco pode ser um bom ponto de partida” para a saúde psicológica

No âmbito do II Encontro da Rede Académica de Literacia em Saúde, realizado em Viana do Castelo, foi apresentado o projeto “Dramaticamente: Saúde Psicológica em Cena”. Desenvolvido com uma turma do 6.º ano num território socialmente vulnerável, a iniciativa recorreu ao teatro para promover competências emocionais e de comunicação. Daniel Gonçalves, responsável pela intervenção, partilhou os contornos de um trabalho que, apesar da sua curta duração, revelou potencial para criar espaços seguros de expressão entre os alunos.

RALS 2025: Rita Rodrigues, “Literacia em saúde não se limita a transmitir informação”

Na II Conferência da Rede Académica de Literacia em Saúde (RALS), em Viana do Castelo, Rita Rodrigues partilhou como o projeto IMPEC+ está a transformar espaços académicos. “A literacia em saúde não se limita a transmitir informação”, afirmou a coordenadora do projeto, defendendo uma abordagem que parte das reais necessidades dos estudantes. Da humanização de corredores à criação de casas de banho sem género, o trabalho apresentado no painel “Ambientes Promotores de Literacia em Saúde” mostrou como pequenas mudanças criam ambientes mais inclusivos e capacitantes.

II Encontro RALS: Rayana Marcela Oliveira defende que “alimentar” vai muito além dos nutrientes

Na II Conferência da Rede Académica de Literacia em Saúde (RALS), em Viana do Castelo, Rita Rodrigues partilhou como o projeto IMPEC+ está a transformar espaços académicos. “A literacia em saúde não se limita a transmitir informação”, afirmou a coordenadora do projeto, defendendo uma abordagem que parte das reais necessidades dos estudantes. Da humanização de corredores à criação de casas de banho sem género, o trabalho apresentado no painel “Ambientes Promotores de Literacia em Saúde” mostrou como pequenas mudanças criam ambientes mais inclusivos e capacitantes.

Rosinda Costa no II Encontro RALS: “Respirar bem-estar de dentro para fora” é fundamental para os serviços de saúde

No II Encontro da Rede Académica de Literacia em Saúde, Rosinda Costa, da ULS do Alto Minho, desafiou a perceção convencional de promoção de saúde. Defendeu que as organizações de saúde devem constituir-se como o primeiro ecossistema saudável, argumentando que “cuidar de quem cuida” representa o alicerce fundamental para qualquer estratégia de literacia. A oradora propôs a transição de iniciativas pontuais para um compromisso institucional com o bem-estar dos profissionais

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights