Liga pede reunião com urgência ao Governo para analisar surto em bombeiros

29 de Junho 2020

A Liga dos Bombeiros Portugueses pediu hoje uma reunião com “caráter de urgência” à secretária de Estado da Administração Interna para analisar as consequências do atual surto de covid-19 nos bombeiros e sua implicação no combate aos incêndios.

Em comunicado, a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) propõe que a reunião com Patrícia Gaspar tenha a presença de um representante do Ministério da Saúde.

A reunião à secretária de Estado surge após ter sido hoje conhecido um surto de covid-19 nos bombeiros voluntários de Queluz, em que 13 bombeiros estão infetados.

A LBP recorda que os bombeiros estão na linha da frente na prestação do socorro às populações, que asseguram mais de 90% dos serviços e no combate aos incêndios rurais colocando nos teatros de operações mais de 98 por cento dos meios humanos e viaturas.

A Autoridade Nacional de Emergencial e Proteção Civil enviou em maio a todos os operacionais envolvidos no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais um plano com medidas e instruções para prevenir o contágio por covid-19, que vão desde a proteção individual, regras de higienização de espaços de descanso, alimentação e transporte dos operacionais.

Estas medidas têm como finalidade proteger os agentes de proteção civil do contágio por covid-19 durante a época de combate aos incêndios rurais e reflete as recomendações das autoridades de saúde.

Portugal contabiliza pelo menos 1.568 mortos associados à covid-19 em 41.912 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights